Flexibilidade do aprendizado, redução de custos, ajuste de cursos para perfis de pessoas, criação de diferencial competitivo e aplicação imediata do conhecimento estão entre as vantagens

Em um dos últimos artigos do blog, mostramos que uma plataforma de treinamento é um sistema desenvolvido para contribuir na capacitação e desenvolvimento de colaboradores. Ao mesmo tempo em que facilita a oferta de cursos e treinamentos, a tecnologia oferece funcionalidades que simplificam a atuação dos gestores de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). 

O investimento em uma plataforma de treinamento é um dos principais aspectos da gestão do conhecimento – quando as companhias identificam e avaliam as áreas de domínio, seus pontos fortes e em quais setores há necessidade de evolução dentro do planejamento estratégico organizacional. 

Quais os motivos por trás da decisão de uma companhia em investir em uma plataforma de treinamento e-learning? Listamos alguns deles abaixo! 

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1) Flexibilidade 

Como o e-learning se trata de um ensino digital, há a oferta de flexibilidade para os colaboradores. Dessa forma, é possível incluir os cursos e capacitações dentro de sua rotina, seja no horário de expediente ou fora dele, conforme o acordo realizado com a empresa. 

Essa versatilidade também permite que os cursos sejam adaptados para diferentes necessidades e até mesmo atualizados, incluindo novas funcionalidades ou temas. Muitas organizações fazem mapeamentos e diagnósticos para compreender as necessidades e preferências do time, adaptando as capacitações aos colaboradores. 

2) Redução de custos 

Mais da metade das empresas do Brasil pretende ampliar os investimentos em treinamento e desenvolvimento de colaboradores, conforme mostrou a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil: Indicadores e Tendências em Gestão e T&D 2020/2021 – tema que abordamos neste artigo. 

E se for possível ampliar a oferta de custos com um menor investimento? É justamente este benefício que o e-learning oferece às companhias. Nele, não é preciso considerar gastos com deslocamentos (dos próprios colaboradores e dos instrutores), investimento em salas para executar treinamentos, aportes em alimentação, entre outros aspectos. 

Em alguns casos, pode haver a necessidade de encontros presenciais, mas a maior parte pode se dar no ambiente digital, o que aumenta a capacidade de disseminar a gestão do conhecimento na empresa. 

3) Ajuste de cursos para diferentes perfis de pessoas 

Há pessoas mais visuais, auditivas, que gostam de exercícios interativos ou que preferem compreender algo antes de se envolver. Os perfis são diferentes, e o e-learning oferece uma gama de formatos de conteúdo que podem se alinhar às características pessoais. Isso torna as estratégias mais aderentes e amplia a retenção de conhecimento, que costuma ser uma das métricas de avaliação. 

Os cursos podem incluir vídeos, podcasts, animações e até mesmo a gamificação, o que faz com que os conteúdos sejam absorvidos com mais efetividade. Essa liberdade serve não só para capacitações de curto prazo, mas também para as de médio e longa duração. 

4) Criação de um diferencial competitivo 

Boa parte das companhias já percebeu que, embora a tecnologia seja um aspecto importante, são as pessoas que geram um diferencial competitivo em um setor. A forma de uso das plataformas, a maneira de se relacionar com os clientes e a possibilidade de obter resultados diferentes com ferramentas já existentes nas empresas podem ser melhoradas com as capacitações. 

É comum que a inovação aconteça quando pessoas de diferentes áreas comecem a interagir e buscar soluções em conjunto. A capacitação envolvendo variados perfis pode ser um caminho para se incentivar esse tipo de solução. 

5) Aplicação imediata de conhecimento 

Em muitos casos, a aplicação do conhecimento é praticamente imediata, visto que é uma necessidade do colaborador em seu dia a dia. Essa possibilidade prática aumenta a retenção do conhecimento e beneficia a organização, já que amplia a produtividade dos negócios sem que haja um intervalo entre o início do curso e perceber as transformações propostas. 

Além disso, o próprio colaborador é capaz de perceber quais disciplinas devem ser feitas de maneira mais ágil, considerando as necessidades do seu próprio setor e de suas obrigações. Esse estímulo à autonomia costuma beneficiar a companhia como um todo. 

Sua empresa já investe em uma plataforma de treinamento e-learning? Destinar recursos a essa área pode auxiliar tanto em problemas internos quanto garantir uma empresa mais competitiva no futuro. 

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