A plataforma de treinamento online é uma das ferramentas mais completas que uma empresa pode utilizar para a gestão do conhecimento de seus colaboradores. Mas, uma preocupação comum nas organizações que investem em educação corporativa é: Como medir os resultados e avaliar a eficácia da aprendizagem em ambientes virtuais?
O uso de indicadores de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) permite acompanhar de perto a aquisição e evolução de habilidade técnicas e comportamentais.

E as métricas ou Key Performance Indicators (KPI’s) vão além, pois ajudam a avaliar se o que foi proposto pela gestão de conhecimento atingiu os objetivos desejados.

Confira a seguir 7 indicadores que podem ajudar a avaliar a eficácia dos cursos da sua empresa em uma plataforma de treinamento online:

1 – Taxa de Adesão

A participação de seus colaboradores nos treinamentos é fundamental para que a aprendizagem na plataforma de treinamento on-line seja efetiva.
Para medir o índice de comparecimento faz-se um cálculo simples, dividindo o número de participantes que realizaram o treinamento pelo número total de colaboradores. No caso de treinamentos destinado a apenas um grupo de profissionais, o número total corresponderá ao desse grupo:

(Número de pessoas que aderiram ao treinamento / Total de colaboradores) x 100=
Taxa de adesão entre os colaboradores totais (%)

A taxa de adesão indica, entre outras coisas, o interesse despertado pelo tema do treinamento, a relevância, e também, se a divulgação foi bem-feita.

2 – Taxa de Retenção

Permite saber a quantidade de colaboradores que iniciaram e concluíram um treinamento na plataforma de treinamento on-line.
Este indicador ainda revela a motivação dos treinandos, se atingiram as expectativas e se a qualidade do conteúdo e o formato das aulas agradaram.

(Número de pessoas que finalizaram o curso / Total de inscritos) x 100 =
Taxa de retenção (%)

3 – Horas de Treinamento por Pessoa

Para o desempenho esperado dos colaboradores estar perto do ideal é preciso que tenham o maior número possível de horas de treinamento.
Os cursos na plataforma de treinamento online serão eficazes se este índice permanecer elevado.

(Número total de horas de treinamento / Total de colaboradores) =
Horas de treinamento Por Pessoa

Sempre compare o percentual de Horas de Treinamento por Pessoa com o da Taxa de Adesão. Caso o número de Horas de Treinamento disponibilizados pela empresa for alto, mas a Taxa de Adesão pequena, é preciso analisar o que está ocorrendo.
Um outro indicador importante pode ajudar a descobrir o motivo de uma adesão menor que a esperada: Avaliação de Satisfação.

4- Avaliação de Satisfação

A plataforma de treinamento on-line facilita, e muito, avaliar a satisfação dos colabores com a educação corporativa.
É possível coletar dados logo após um treinamento on-line, por meio de perguntas que tenham escalas numéricas como opções de resposta. Também é possível, pedir que o colaborador deixe um comentário.
As perguntas da Avaliação de Satisfação não devem apresentar ambiguidade e devem ser simples, permitindo observar dados concretos para o planejamento dos próximos treinamentos.
Esses assuntos podem variar muito. Veja alguns exemplos:

  • Percepção do aluno em relação ao conteúdo e formato do treinamento
  • Avaliação do professor/instrutor
  • Complexidade de questões apresentadas durante as aulas
  • Se o treinamento vai ajudá-lo a realizar seu trabalho

5- Investimento por Pessoa

Vale a pena ressaltar novamente a importância do indicador Taxa de Adesão. Uma vez que o Investimento por Pessoa vai mostrar o valor em Reais que a empresa aplicou para cada colaborador que participou do treinamento on-line.
Sendo assim, quanto maior a Taxa de Adesão, melhor será o retorno obtido desse investimento, porque quanto maior o número de profissionais capacitados, mais o conhecimento estudado e as habilidades desenvolvidas estarão sendo replicadas na empresa, gerando os avançados desejados pela organização.
Para obter o valor do Investimento por Pessoa divida o custo total do treinamento pelo número de pessoas que participaram:
Investimento total / número de pessoas que participaram do treinamento = Investimento por Pessoa (R$)

6- Aprendizado

Para obter esse indicador é possível, por exemplo, aplicar uma avaliação antes dos colaboradores iniciarem um treinamento online e outra após concluírem. A diferença entre a média das notas vai permitir saber se existiu evolução de conhecimentos.
Além disso, uma Avaliação de Desempenho antes e outra depois do período de treinamento também pode apontar evidências de sucesso do treinamento on-line.

7- Aproveitamento Interno

O percentual de vagas ocupadas pelo aproveitamento interno de talentos é outro indicador de eficácia dos treinamentos. Se o índice aumentar demonstra que a educação corporativa está tendo reflexo no desenvolvimento dos colaboradores.
Lembre-se de que o recrutamento interno representa economia de tempo e dinheiro para a empresa. Além de gerar engajamento e satisfação dos colaboradores.
Use a seguinte fórmula:

(Pessoas que foram promovidas e que têm histórico de participação em treinamento/ Total de pessoas promovidas) x 100 =
Taxa de aproveitamento interno (%)

Vantagens da plataforma de treinamento on-line

  • Permite gerar muito tipos de relatórios automaticamente, como listas de presença, desempenho dos colaboradores nos treinamentos, entre outros.
  • Relatórios são atualizados em tempo real e podem ser impressos ou compartilhados (por e-mail, por exemplo) a qualquer momento.
  • Somente pessoas autorizadas pela empresa terão acesso aos dados disponibilizados pela plataforma. A empresa pode permitir que um instrutor tenha acesso a apenas determinados dados e que um gerente possa visualizar outros, assim por diante.
  • É possível treinar todos os colaboradores da empresa de uma só vez de forma on-line ao invés de organizá-los em grupos e pagar várias vezes pelo uso de um espaço físico ou para um instrutor/palestrante repetir o conteúdo em turmas diferentes.
  • Um único treinamento pode ser oferecido em vários formatos diferentes, com conteúdos on-line, em vídeo, PDF, planilhas, webinars, podcasts, testes, etc.
Não esqueça de definir os indicadores que irá utilizar de acordo com a realidade e necessidades da sua empresa. E aproveite para conhecer mais sobre as diferentes ferramentas de treinamento que a plataforma de treinamento on-line oferece clicando aqui.