O conhecimento não é gerado apenas formalmente, mas também informalmente, a partir de experiências pessoais, livros, cursos ou na troca de experiências do dia a dia 

Para muitas pessoas, o conhecimento só se desenvolve de maneira formal, por cursos, palestras e outros caminhos. Porém, na aprendizagem organizacional, as informações são assimiladas também de modo informal, inclusive em uma teoria chamada de 70/20/10: 70% a partir de experiências do cotidiano; 20% baseado em observação; e apenas os 10% derivam do conhecimento a partir de métodos formais. 

Nessa linha de raciocínio, a aprendizagem organizacional consiste no conhecimento adquirido para o desenvolvimento do time, considerando tanto as questões formais quanto informais. Não é segredo que um bom profissional depende de conhecimentos e capacidade técnica, mas também por seu conjunto de experiências, de observações e da maneira como se relaciona. 

Pode-se afirmar que uma equipe produtiva e eficiente nem sempre será formada apenas pelos profissionais mais capacitados do ponto de vista formal, mas pela soma desse tipo de experiência, que se reverte em uma cultura de aprendizagem organizacional e em mais engajamento. O saber depende de vivências e de outros elementos, construídos com o tempo e não apenas com capacitação técnica. 

É importante que essa troca de conhecimento se torne uma espécie de cultura corporativa, especialmente em prol dos novos integrantes do time. Por mais eficientes que sejam os cursos de integração, é a prática do cotidiano que vai contribuir para a produção propriamente dita. Nesse contexto, o apoio, a observação, a vivência e o dia a dia auxiliam na formação e na capacitação de cada pessoa. 

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Quais as formas de aprendizagem organizacional 

Cada pessoa é única, com suas características e preferências. Há perfis que aprendem mais rápido ou mais lentamente, aqueles que gostam de observar e os que preferem colocar a mão na massa, os visuais e os que gostam de ouvir. Portanto, é fundamental compreender as peculiaridades de cada pessoa e respeitar esse perfil, o que costuma contribuir para a melhora da aprendizagem organizacional. 

Apesar desses detalhes, há maneiras de se trabalhar: 

Experiências profissionais – O próprio ambiente de trabalho e a troca do cotidiano com as outras pessoas (tanto os superiores hierarquicamente quanto os pares) leva a experiências e ao aprendizado. Além disso, não se deve esquecer da bagagem pessoal de cada um: construção da vida, viagens, livros, filmes e etc. 

Cultura empresarial/Sistêmica – As companhias têm formas de atuar e sua própria maneira de produzir e engajar pessoas. Além da capacitação formal inicial, a relação com os líderes contribui nesse aspecto. Em muitos casos, a observação auxilia a determinar a maneira como o grupo costuma trabalhar. 

Líderes/Exemplo – Dentro da cultura empresarial, há a maneira de atuação dos líderes: existem os mais ou menos acessíveis. Em geral, quanto mais abertos, maiores serão as condições para a aprendizagem organizacional. O exemplo ainda é um dos melhores caminhos. 

Ativa/Prática – É literalmente colocar a mão na massa e vencer os obstáculos que vão aparecer ao longo deste processo, fortalecendo os conhecimentos assimilados. 

Compartilhamento – Por vezes, um integrante do time faz uma viagem, vai para grandes eventos (congressos, encontros, entre outros) e se torna responsável pelo compartilhamento das informações, de ideias e de boas práticas que podem ser adotadas pela empresa. 

Benchmarking – É preciso observar o mercado e o que os concorrentes fazem. Os bons costumes servem de referência e contribuem para a criação de conhecimentos e desenvolvimento da aprendizagem organizacional. 

Quais os benefícios da aprendizagem organizacional 

Confira, abaixo, algumas vantagens de ter sucesso em uma abordagem de aprendizagem organizacional: 

Mais produtividade – Equipes mais integradas e trabalhando em parceria costumam ser mais eficientes para a realização das tarefas pertinentes e obter vantagens competitivas

Escolhas mais assertivas – A troca de conhecimento entre os colaboradores permite a tomada de decisão mais otimizada. 

Facilidade para encontrar soluções – Como há familiaridade com os processos e as pessoas, ganha-se agilidade e capacidade para driblar as adversidades. 

Melhora da comunicação – As relações são mais frequentes e costumam ser mais eficientes entre as pessoas e também com os clientes. 

Foco no cliente – As pessoas tendem a compreender as necessidades do cliente e encontrar soluções adequadas para a empresa e para o time. 

Potencial aumento de vendas – Equipes mais satisfeitas e clientes contentes com o resultado levam ao aumento da performance e do desempenho corporativo. 

Como aplicar no dia a dia do negócio? 

Um dos caminhos fundamentais é a criação de uma cultura organizacional que não propicie a retenção do conhecimento. É preciso que as pessoas troquem suas experiências, o que costuma contribuir para a solução de problemas e para a inovação. 

Dinâmicas – Uma das premissas da aprendizagem organizacional é que o conhecimento não se constrói apenas de maneira formal. Por isso, quanto mais prática, lúdica e menos envolvida em protocolos, maior a tendência de que o conhecimento seja introduzido de forma mais eficiente, inclusive de maneira prática, o que é esperado por muitas pessoas. 

EAD – Embora possa se enquadrar em um processo formal, o Ensino a Distância trouxe flexibilidade e acessibilidade, sobretudo com as novas plataformas de treinamento. Isso permite que cada pessoa estabeleça o seu próprio ritmo, além da oportunidade de trabalhar outros conteúdos que possam agregar na construção do profissional ou no dia a dia da corporação. 

Gamificação – Trata-se de um caminho em voga pelas facilidades tecnológicas, especialmente por ser um aspecto lúdico e imersivo. De maneira geral, oferece resultados eficientes, facilitando a fixação de conhecimentos. 

Incentivo ao desenvolvimento pessoal – Auxílio com leituras, sugestões de podcasts e filmes, possibilidade de troca de experiências com pessoas que compartilham um mesmo interesse. A empresa pode auxiliar desde financeiramente até mesmo na abertura de oportunidades para o seu time. 

Como está o processo de aprendizagem organizacional da sua empresa? 

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