Mostramos como a educação corporativa nas empresas, considerada um dos caminhos para garantir mais produtividade e inovação nos negócios, pode fazer parte da sua organização 

Se a educação corporativa nas empresas aparece como uma estratégia fundamental em prol da diferenciação, da produtividade e da inovação, qual a forma de aplicá-la aos negócios? Como mencionamos neste artigo, o propósito de uma estratégia de educação corporativa depende de como a própria companhia enxerga o seu futuro e quais são os seus pontos fortes e fracos. 

Dito isso, não há uma regra que pode ser seguida por qualquer empresa. Apesar disso, existe, sim, a necessidade da criação de uma mentalidade de educação corporativa que seja abraçada pelas pessoas, dos colaboradores antigos aos mais recentes. Essa aprendizagem precisa se relacionar com todos em termos globais, com as lideranças e fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. 

Com essas preocupações em mente, há alguns pontos que não devem passar em branco na hora de estabelecer o próprio planejamento de educação corporativa. 

 Você sabia que pode criar sua própria unidade corporativa? Descomplique a educação corporativa no seu negócio com o Kubo! 

– Levante fraquezas e pontos fortes 

É preciso fazer um diagnóstico da situação da empresa. Esse levantamento precisa ser honesto a respeito do atual momento corporativo e deve considerar qual é o planejamento futuro. A equação entre as capacidades atuais e as que precisam ser construídas. Neste artigo, mostramos como a gestão do conhecimento pode auxiliar nesta etapa. 

– Defina o melhor caminho 

A educação corporativa não envolve apenas a qualificação de colaboradores, mas de parceiros, fornecedores e clientes. Nesse sentido, deve-se pensar qual a melhor abordagem para se atingir essas pessoas. São cursos presenciais? Ensino a Distância (EAD)? Cursos livres? Universidade corporativa? Parcerias com instituições de ensino? Aprendizado em trilhas? Gamificação? 

Há inúmeras possibilidades para se chegar ao resultado e é preciso avaliar os diferentes meios, levando em conta também o perfil das pessoas, a necessidade de flexibilidade e recursos disponíveis. Esses dados serão determinantes para a escolha de conteúdo, metodologia e logística na aplicação de soluções. 

Os cursos presenciais são um dos caminhos mais tradicionais, mas que acabaram ficando em segundo plano em meio à pandemia. O Ensino a Distância (e-learning) reduz custos e dá flexibilidade, por isso ganhou corpo entre as corporações. Há o meio termo entre as duas modalidades, chamado de semipresencial, no qual os encontros presenciais costumam contar com dinâmicas específicas. 

– Estabeleça um cronograma 

As capacidades a se desenvolver, o perfil de colaboradores e o planejamento estratégico são fundamentais para determinar o cronograma, o tempo de formação e a duração. 

Em alguns casos, cursos mais dinâmicos e concentrados resultam em melhores resultados. Em outros, há necessidade de mais intervalos, com exercícios ou projetos a serem desenvolvidos. Não se deve esquecer também das demandas do dia a dia do negócio, evitando sobrecarregar os colaboradores em relação às solicitações. 

– Invista em tecnologia e mensuração periódica 

É impossível pensar na educação corporativa nas empresas sem a presença de tecnologias capazes de entregar os resultados. Além de oferecerem funcionalidades, elas devem permitir a gestão e o controle de forma simples, com a obtenção de relatórios para que a estratégia possa ser analisada periodicamente. Estabelecer métricas é um bom caminho para que a análise seja a mais técnica possível. 

– Foque nas pessoas 

Uma estratégia de educação corporativa precisa ser desenvolvida para os colaboradores. Nesse contexto, ela deve ser usada como um plano de motivação e de retenção de talentos, especialmente em áreas nas quais há falta de profissionais qualificados. 

Os responsáveis pela área de educação corporativa nas empresas precisam compreender também o planejamento de carreira das pessoas e enxergar como ocorre o alinhamento entre a estratégia futura do negócio e a perspectiva de futuro do colaborador. 

Quais os benefícios de uma estratégia de educação corporativa nas empresas? 

Listamos três vantagens de investir nesta área: 

– Integração à cultura empresarial – Pessoas e empresas precisam falar a mesma língua. Os conceitos de educação corporativa tendem a levar o colaborador a desenvolver as competências que são esperadas para aquele negócio, como a criatividade e a inovação, por exemplo. Esse processo contínuo mantém as pessoas engajadas na busca por atingir os propósitos estabelecidos no planejamento futuro. 

– Orientar boas atitudes e padronizar comportamentos – Cada pessoa tem a sua personalidade, assim como cada corporação conta com uma identidade única. Quando a educação corporativa se relaciona com todos, torna-se mais simples identificar os comportamentos e atitudes valorizados em um negócio, além de facilitar a interação e a comunicação entre diferentes pessoas e departamentos. 

– Desenvolvimento de habilidades – Por óbvio, o desenvolvimento de habilidades que o grupo de pessoas ainda não tinha. A criação e a evolução das pessoas, sejam nas competências técnicas ou comportamentais, se reflete no desempenho da empresa. 

Não há um único caminho para garantir que a educação corporativa se torne uma realidade, mas ela pode se tornar o diferencial para o sucesso futuro de uma organização. Considere incluir esta estratégia no planejamento futuro. 

 Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração do Kubo!