Inovação aparece entre os principais objetivos das companhias em relação ao treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Mais da metade das empresas do Brasil (56%) pretende ampliar os investimentos em treinamento e desenvolvimento de colaboradores, segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil: Indicadores e Tendências em Gestão e T&D 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). 

Veja também: Empresas devem investir 56% mais na oferta de cursos corporativos on-line em 2021

Apesar disso, o Brasil tem muito a evoluir na realização de treinamentos online. Somente 44% das capacitações no país ocorrem a distância: 19% em modalidades gravadas, 18% com professores disponíveis no momento e 7% sem uso de tecnologia, via manuais ou apostilas. Um dos maiores objetivos com o chamado T&D pelas empresas do país é ampliar a inovação: 24% para a indústria e 23% para o comércio, segundo os entrevistados – apenas 3% de menções em serviços. 

Para isso, é preciso desenvolver habilidades dos colaboradores, seja para estabelecer novas competências necessárias à equipe ou para evoluir em pontos e capacidades já adotadas no dia a dia do trabalho. 

Descomplique a realização de treinamentos online pela sua empresa. Conheça nossa plataforma!

A importância de desenvolver competências em prol da inovação 

Todo profissional está em constante evolução e aprendizado. As companhias podem auxiliar neste processo, contribuindo para o aumento da produtividade e, sobretudo, da qualidade do trabalho desempenhado internamente. Organizações e colaboradores podem chegar a um consenso e definir programas de capacitação vantajosos para os dois lados, considerando os objetivos corporativos e os interesses de avanço de carreira do colaborador. 

Há temas que devem ser tratados de forma geral por todos, mas o comprometimento da capacidade do colaborador e o objetivo do profissional permite evolução customizada da carreira, em busca de soluções para problemas identificados no cotidiano. Ao explorar as potencialidades dos funcionários ao alinhamento dos propósitos da organização, aumenta-se a probabilidade de encontrar saídas inovadoras para situações vividas na empresa. 

Ao unir novos conhecimentos às suas atuais capacidades, os colaboradores passam a modificar a visão sobre o trabalho e até mesmo sobre as maneiras com que solucionam situações diárias. O propósito do treinamento e desenvolvimento de pessoas é justamente fazer com que as atividades sejam observadas por outra perspectiva, o que aumenta a probabilidade de inovação. 

Soft skills 

Ao contrário do que se imagina, para muitas companhias, a inovação está mais atrelada aos aspectos relacionados à personalidade e aos hábitos comportamentais do que exclusivamente às exigências técnicas. 

No ano passado, as três habilidades mais buscadas pelas empresas, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, eram, respectivamente, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade. Vale destacar que esses atributos também podem ser trabalhados no ambiente online, com treinamento e desenvolvimento, especialmente com uma política coerente de gestão de pessoas e as soluções tecnológicas adequadas. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como o Kubo pode otimizar a capacitação em sua companhia.