Pode ser que você não tenha percebido, mas em seu dia a dia, se depara constantemente com mecânicas e atividades de jogos, que tendem a engajar e facilitar o aprendizado em diversas áreas.

Essas características estão atribuídas ao que chamamos de gamificação – do inglês gamification.

Neste artigo vamos apresentar o significado do termo e os seus benefícios.

O que é gamificação?

A metodologia da gamificação tem como objetivo tornar conteúdos mais densos em materiais mais acessíveis, despertar o engajamento de seu público e também, facilitar a mensuração dos resultados.

Quando falamos do ambiente corporativo, a gamificação consiste em adicionar elementos de jogos em treinamentos para desenvolver as competências das pessoas. Seja através de rankings ou desafios, por exemplo, que buscam motivar os participantes.

Afinal, quem não gosta de vencer um jogo?

É possível trabalhar com a possibilidade de usar mecanismos de jogos em simulações de cenários reais, com recompensas aos usuários.

Apesar de não ter limites para a criatividade, no caso do ambiente corporativo, os jogos não consistem em entretenimento e sim em tornar visível as perspectivas técnicas dos colaboradores.

[Conheça o Kubo]

5 benefícios da gamificação no ambiente corporativo

Seja em treinamentos ou atividades cotidianas, são diversos os benefícios da gamificação no ambiente corporativo.

Engajamento

Como já citamos anteriormente, todo mundo gosta de vencer, desta forma, a gamificação estimula os colaboradores a continuar no “jogo”. Afinal, ele vê seu progresso cada vez que sobe a pontuação ou no ranking.

Ao atingir determinado objetivo o usuário tem o sentimento de conquista, agregando valor ao negócio e as pessoas.

Competição saudável

A competição pode ser vista com maus olhos, porém ela serve para nutrir o sentimento de superação. Além disso, pode ser empregada quando se trata da equipe ou de si próprio.

Dados sobre o desempenho da equipe

Através de uma plataforma online, o gestor pode saber em tempo real o desempenho da sua equipe, sendo possível assim mensurar seus resultados.

Esta é uma forma de ter respostas rápidas para avaliações de desempenho.

Resolução de problemas

Neste formato de treinamento, o usuário receberá o conteúdo e já poderá coloca-lo em prática. Afinal, ele estará experenciando as situações semelhantes aos do seu dia a dia.

Acesso unificado

A gamificação possibilita que todos os usuários tenham acesso as mesmas informações e recursos, desta forma, o progresso individual só irá depender de cada colaborador.

É visível a quantidade de benefícios que a gamificação pode trazer para sua equipe, mas você pode estar se perguntando como implementar na sua equipe. 

Continue acompanhando o nosso blog para entender melhor sobre o assunto. 

Veja também: Plataformas LMS: Vale a pena investir?