Graduações, cursos técnicos, mestrado, doutorado, especializações, línguas estrangeiras, proficiência em softwares estão entre as hard skills, habilidades mensuráveis e ensináveis
Inicialmente, um profissional é procurado por suas hard skills, suas habilidades específicas, ensináveis e mensuráveis. Trata-se de uma maneira de fazer uma análise objetiva no recrutamento, entendendo as capacidades que a pessoa terá para desempenhar ou não uma nova função, baseada em critérios puramente técnicos.
Dentro desse conceito, as hard skills podem ser consideradas graduações, cursos técnicos, mestrado ou doutorado, especializações e MBAs, domínio em língua estrangeira (comprovado com testes ou certificados), proficiência em softwares, entre outros. Ou seja, habilidades mensuráveis pelo recrutador e que podem ser comprovadas pelo candidato.
Nos últimos anos, cursos livres e a distância têm sido cada vez mais reconhecidos pelas empresas, especialmente em áreas novas, nas quais as formações tradicionais ainda não conseguiram desenvolver suas próprias grades. Para os candidatos interessados em evoluir na carreira, monitorar e seguir atualizado em relação a capacitações a distância é um caminho interessante.
Da mesma forma, a própria empresa pode estruturar sua área de gestão do conhecimento, visando oferecer oportunidades para os seus colaboradores. Trata-se de uma prática que gera vantagens competitivas para as organizações.
Quais as vantagens das hard skills no ambiente profissional?
Desempenho otimizado – Pessoas com conhecimento e habilidades técnicas dão suporte e permitem que a empresa possa melhorar a sua performance. Em geral, esses profissionais podem servir de referência para outros colaboradores para tirar dúvidas e contribuem para a segurança do que está sendo executado.
Clima organizacional mais integrado – Esses profissionais costumam respeitar as suas áreas de atuação e buscam apoio de outros setores/departamentos ao esbarrarem em questões sobre as quais não detêm conhecimento. Dessa forma, toda a equipe passa a trabalhar rumo a um mesmo propósito, o que evita retrabalho e incrementa a integração entre as pessoas.
Mais autonomia – Por estarem seguros em relação ao seu conhecimento, esses profissionais vão ganhando mais autonomia com o passar do tempo, fazendo com que projetos e soluções evoluam de maneira mais ágil.
Quais as diferenças para as soft skills?
Ao contrário das hard skills, as soft skills estão mais relacionadas aos aspectos que não são claramente mensuráveis e ensináveis – nem por isso podem ser consideradas menos importantes. Em geral, são as habilidades conhecidas como sociais, que envolvem traços da personalidade de cada pessoa, como comunicação, empatia, paciência, resiliência, respeito, entre outras.
Um bom colaborador não se faz apenas com hard skills. É a combinação entre os conhecimentos obtidos em cursos formais com as soft skills que fazem com que um profissional se destaque no mercado de trabalho. Enquanto uma certificação ou uma graduação pode ser obtida por meio de cursos e capacitações, o mesmo não pode ser dito em relação a esses fatores.
Como mencionamos anteriormente no artigo, a integração entre setores é um aspecto fundamental para as empresas. Nesse contexto, a habilidade de se comunicar e de exercer a escuta para compreender um problema pode ser determinante na realização de projetos. Entre as soft skills mais buscadas no ambiente corporativo, destaque para:
Comunicação – Comunicação não é o que você fala, mas o que a outra pessoa entende. Ter a habilidade para repassar comandos e explicar dificuldades ou necessidades com clareza é fundamental.
Escuta – Parte importante do processo de comunicação envolve a capacidade de escutar – o que significa prestar a atenção e compreender uma situação.
Criatividade – Um problema pode ter inúmeras soluções, dependendo de sua forma de abordagem e interpretação. Há pessoas com mais facilidade em buscar caminhos diferentes, enquanto outras preferem atuar de maneira mais tradicional.
Liderança – Tomar decisões e gerenciar equipes pode ser uma tarefa mais simples ou complexa para diferentes perfis de pessoas. É um fator que precisa ser analisado antes de promoções ou de colocar colaboradores em situações de delegar tarefas e administrar o tempo de inúmeros liderados.
Trabalho em equipe – Há pessoas que gostam de trabalho em equipe, enquanto outras se sentem mais confortáveis de maneira individual. No entanto, conseguir atuar em grupo, construir pontes entre pessoas e desmontar as barreiras do dia a dia é imprescindível.
Para as empresas, é mais simples conseguir montar uma estrutura de capacitação que permita a evolução dos colaboradores em suas hard skills. No caso das soft skills, a equipe de recrutamento precisa compreender o perfil necessário dos colaboradores para as vagas existentes, assim como o da própria organização.