Esse conceito vai muito além do investimento em tecnologia, compreendendo os pontos fortes e as fraquezas da organização 

O investimento em tecnologia entrou de vez no discurso e nos planos de ação de muitas empresas. No entanto, os novos recursos, de forma isolada, não tornam uma empresa mais objetiva, ágil e inteligente em um mundo cada vez mais competitivo. São as pessoas a parte responsável pelas principais alterações. E a gestão do conhecimento diz respeito justamente aos recursos humanos. 

A gestão do conhecimento é um processo no qual as organizações visam identificar e analisar os conhecimentos já existentes na empresa e quais seriam necessários e desejáveis para o seu desenvolvimento futuro. Trata-se de um reconhecimento das capacidades já existentes em um negócio e nas competências que precisam ser desenvolvidas

Esse conceito abrange não só as pessoas, mas a transformação dessas competências em um fluxo de processos que beneficie a companhia como um todo. É importante que a gestão do conhecimento esteja alinhada às necessidades do mercado (diferenciais esperados por clientes ou criados por competidores), mas também ao plano de negócios e aos planejamentos de médio e longo prazo da corporação. 

É por meio deste planejamento previsto pela gestão do conhecimento que uma empresa é capaz de saber quais capacidades deverão ser desenvolvidas – ou contratadas – para cumprir seus planos futuros. 

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Por que fazer a gestão do conhecimento? 

A gestão do conhecimento ganhou tamanha importância que passou a ser incluída em balanços empresariais. Sua aplicação costuma atender a alguns propósitos distintos: 

Captura do conhecimento – Nenhuma empresa quer ficar refém de uma ou mais pessoas. Nesse contexto, esse processo visa desenvolver documentos, memorandos, manuais, relatórios, vídeos, entre outros formatos, que possam garantir que o conhecimento está registrado. 

Incrementar o acesso ao conhecimento – De nada adianta ter informações importantes capturadas, se o acesso for complexo. O objetivo é garantir que essa inteligência possa fluir dentro de uma organização. 

Aprimorar o ambiente – Estabelecer fluxos e processos claros que incentivem o compartilhamento de informações entre as pessoas. Não se desenvolve um saber para que fique restrito. 

Entender o status dentro de um mercado – Inovação, redução de custos, novas formas de receitas… Isso tudo pode partir da gestão do conhecimento. Ao compreender e valorizar a inteligência disponível, as empresas podem ter retornos imediatos ou identificar pontos que precisam de melhorias. 

Qual a importância da gestão do conhecimento? 

Realizar a gestão do conhecimento traz inúmeros benefícios para as empresas. Veja, abaixo, alguns deles: 

Gestão estratégica – Como mencionamos anteriormente, torna-se mais simples para os tomadores de decisão entenderem qual a situação da organização em vista do planejamento futuro. Consegue-se compreender quais os tipos de investimentos precisam ser feitos para se atingir os planos de negócio e os planos futuros. Além disso, a reunião do conhecimento resulta em processos mais eficientes, fruto de compilar soluções, técnicas e práticas adotadas por diferentes setores. 

Mais produtividade – Sem a omissão de informações e de boas práticas, toda a equipe fala uma mesma língua. Dessa forma, todos trabalham com um mesmo propósito. Além disso, eventuais saídas da equipe não interferem na performance corporativa. 

Mais inovação – Com a organização do conhecimento e dos processos, torna-se mais simples compreender o status da companhia em inúmeros departamentos e descobrir onde estão as oportunidades de criação. 

Treinamentos mais assertivos – Quais treinamentos são necessários para que a empresa se torne mais competitiva? Quais conhecimentos precisam ser absorvidos para que a organização atinja os seus objetivos futuros? 

Admissões acertadas – Além de compreender os pontos fortes e fracos de um negócio, é mais fácil enxergar as lacunas de conhecimento existentes. Dessa maneira, os gestores e o departamento de recursos humanos podem trabalhar em conjunto para fazer contratações de pessoas que auxiliem na evolução do conhecimento em determinadas áreas. 

A gestão do conhecimento, se bem executada, pode se tornar um diferencial para um negócio. Os benefícios podem ser sentidos pelos gestores, colaboradores e pelos clientes, pois há uma tendência em identificar pontos fracos e tentar melhorá-los, além de reforçar as valências já existentes. 

No próximo artigo, o blog vai abordar as maneiras de aplicar a gestão do conhecimento em seu negócio. Não perca! 

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