Além de gerar inúmeros benefícios, é preciso ter sucesso na mensuração dos investimentos dedicados a esta atividade
Quando executada da forma adequada, a gestão do conhecimento pode se tornar um diferencial importante para as organizações. É por meio dessa avaliação que se reconhece as capacidades existentes em um negócio e as competências que precisam ser desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais e futuros, conforme explicamos neste artigo.
Para aplicar a gestão do conhecimento, é importante levar em conta uma série de questões, a começar por um diagnóstico realista e bem definido da situação. Na sequência, desenha-se um planejamento estratégico, realiza-se um piloto para avaliação, até se chegar à implementação total desse conceito. Nós trouxemos mais informações sobre cada uma destas etapas neste artigo.
Agora que já entendemos o que é a gestão do conhecimento e nas organizações e como tirá-la do papel, duas questões emergem: quais as vantagens de se realizar este trabalho e como medi-la no dia a dia das companhias?
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Quais os benefícios?
Há inúmeras vantagens em ter sucesso em uma estratégia de gestão do conhecimento nas organizações. Veja, abaixo, alguns desses benefícios:
Gestão estratégica – Para se descobrir as competências já existentes e as que precisam ser desenvolvidas, é necessário realizar um diagnóstico apurado. Esse levantamento traz uma série de informações à empresa e permite que a administração opere de forma mais inteligente e estratégica.
Mais produtividade – Reconhecer forças e fraquezas permite que os gestores e suas equipes possam ser ainda mais eficientes, buscando potencializar capacidades e minimizar fraquezas, inclusive com o uso do e-learning e de plataformas de treinamento para capacitações assertivas.
Fortalecimento de soluções criativas – Muitos problemas e falhas empresariais não são encaradas pelo desconhecimento de sua existência. Ao serem descobertas, as pessoas passam a trabalhar nelas, fazendo com que se chegue a novas resoluções, o que, em muitos casos, contempla diferentes times trabalhando em conjunto.
Processos padronizados – Ao sistematizar informações e fazer a gestão da memória organizacional, evita-se que o conhecimento fique restrito a uma pessoa ou a um time. Dessa forma, o processo ocorre de maneira natural.
Uso de dados de forma inteligente – Cada vez mais, as empresas estão usando dados em seu dia a dia. A compilação e o arranjo dessas informações resulta em uma estruturação lógica das informações, beneficiando os gestores e os próprios colaboradores.
Mas como mensurar?
Um dos grandes dilemas dos gestores é conseguir mensurar as vantagens da gestão do conhecimento nas organizações. Vamos dar algumas dicas para fazer isso:
Controle de acessos – Qual ferramenta está sendo usada? É importante que o seu negócio consiga acessar o volume total de cursos e treinamentos realizados, assim como analisar individualmente o perfil de um colaborador. Esses dados auxiliam também a compreender a forma de uso por parte das pessoas (horários, número de horas realizadas, entre outros). Essas informações ajudam a notar se há alguma medida a ser adotada, como reforço da comunicação interna, por exemplo.
Comentários e dúvidas – Em muitos casos, o volume de comentários dos colaboradores é uma boa métrica. Eles podem indicar tanto o engajamento em relação à tarefa quanto falta de aderência a processos que podem atrapalhar a sua rotina ou estarem fora da realidade do dia a dia.
Controle de buscas – O que as pessoas pesquisam? Acompanhar essa métrica não necessariamente é um bom indicador do ponto de vista quantitativo, mas tem muito apelo sob o viés qualitativo. Explica-se: o que os colaboradores buscam em sua plataforma de gestão de conhecimento pode servir de indicador para a produção de novos conteúdos, melhorias em cursos e até mesmo compreender novas demandas da rotina de trabalho.
Feedbacks periódicos – Realize pesquisas periódicas para avaliar como o seu time está analisando as estratégias de gestão de conhecimento nas organizações. Este é, talvez, um dos melhores processos a ser adotado. Isso pode ser feito via e-mail ou na própria ferramenta, indicando como ampliar o engajamento e se reverter em mais vantagens para a empresa.
Manter um canal de comunicação aberto – Assim como no caso do acompanhamento de buscas, garantir o diálogo com pessoas chave é uma boa estratégia, pois dá bons indicativos de satisfação e de engajamento do time. Se a sua empresa realiza pesquisas de clima organizacional, é importante incluir uma etapa que considere a gestão do conhecimento para que se possa fazer a análise.
Amplie as competências do seu time e mantenha o controle das informações, criando cursos e demandas alinhadas aos interesses de seu time.
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