O conhecimento dos funcionários passou a ser um grande diferencial de mercado para as empresas, que têm investido cada vez mais esforços e recursos para implantar suas Universidades Corporativas (UC).
Esses centros de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com cursos personalizados e ensino-aprendizagem alinhado com as estratégias de negócios, estão presentes em empresas de diferentes setores.
Independente do porte da companhia (pequena, média ou grande), as Universidades Corporativas tornaram-se núcleos fundamentais à produtividade e à qualidade do que é produzido.
Estudo divulgado pela Association for Talent Development (ATD) comprova: empresas que investem em programas de treinamento para colaboradores registram progresso de até 218% na produtividade e nos resultados dos seus times.
E os índices favoráveis vão além, com a apuração de 24% de aumento na receita em relação às empresas que reduzem ou cortam investimentos na qualificação de suas equipes.
Capacitação é investimento com retorno garantido
Apenas os dados descritos acima seriam suficientes para justificar como a implantação de Universidades Corporativas pode destacar uma empresa.
Mas, segundo um levantamento sobre o tema, de autoria da consultoria Deloitte, existem outras razões que sustentam a alta de 42% no número de empresas que se dedicam à educação corporativa no Brasil.
Entre elas, está o fato de que tais indicadores de crescimento ficam muito acima da média alcançada em comparação aos resultados obtidos por investimentos em tecnologias, infraestrutura e folha de pagamento, por exemplo.
Universidade Corporativa torna empresa mais competitiva
Empresas no Brasil, ou em outros países, compartilham a dificuldade de não encontrarem profissionais suficientemente qualificados para executar sua estratégia de negócios.
E elas apontam essa barreira como uma ameaça ao crescimento. Tanto que o levantamento da consultoria Deloitte tem um tópico dedicado a essa preocupação das companhias.
No recorte destaca-se que a inquietação com a falta de colaboradores qualificados abrange 72% das empresas em âmbito global e 59% das brasileiras.
Portanto, a expansão de empresas investindo em Universidades Corporativas é uma reação para, senão eliminar, reduzir o problema.
Empresas buscam profissionais que detenham um conjunto maior de habilidades e com comportamento afinado com a sua cultura corporativa. Quando não encontram essas características em seus colaboradores investem em programas de educação empresarial para estimular as competências necessárias.
A iniciativa é vital para o desenvolvimento organizacional e para garantir a competitividade das companhias, de acordo com 81% dos líderes entrevistados na “Pesquisa Global com CEOs” da PwC.
Outros impactos positivos do aprendizado nas empresas
Os treinamentos através de Universidades Corporativas formam profissionais com competências técnicas e funcionais, e também, comportamentais.
Um dos benefícios é o surgimento de colaboradores com capacidade de adaptação, indicado pelas empresas como o maior retorno sobre o capital humano.
A preparação de talentos ainda facilita a identificação e nomeação de novos líderes. E neste grupo de profissionais a trilha de conhecimento visa desenvolver não só a adaptabilidade, mas também, o pensamento estratégico.
Proporcionar aos seus clientes e colaboradores conteúdos e treinamentos que entreguem conhecimento e gerem valor ao seu negócio; isso é essencial para garantir a qualidade da sua atuação no mercado.