Promover ações voltadas à gestão do conhecimento baseada no desenvolvimento de competências é uma preocupação cada vez mais comum em empresas. Uma das razões é que, uma vida longa e o crescimento dos negócios, estão diretamente relacionados a percepção de colaboradores como um diferencial competitivo no mercado.
As trilhas de aprendizagem constituem uma ferramenta eficaz de gestão do conhecimento nas organizações, estimulando e potencializando o desempenho de competências que são estratégicas para os negócios da empresa.

Mas, afinal, o que é uma trilha de aprendizagem?

A trilha de aprendizagem é composta de uma série de conteúdos e atividades elaboradas para desenvolver conhecimentos e habilidades.

Vários recursos podem ser utilizados, como videoaulas, podcasts, aulas presenciais e/ou on-line, avaliações, workshops, webinars, seminários, gamificação, entre outros.

No caso da educação corporativa, visa associar as necessidades da empresa às metas e anseios de qualificação e crescimento profissional de seus colaboradores.

A teoria (conhecimento adquirido) e a execução (prática do que foi aprendido) caminham juntas, de forma contínua e metódica. Ao longo do processo de treinamento já será possível observar resultados por meio de atitudes e aplicação de habilidades.

Como funciona uma trilha de aprendizagem?

Para gerar novos conhecimentos e potencializar o uso de competências já identificadas nos colaboradores, e correspondentes às expectativas da empresa, é preciso planejar e oferecer uma experiência de aprendizagem.

Nessa jornada o colaborador deve ser o astro principal, sem que o foco desvie dos objetivos pretendidos para os negócios.

O uso de tecnologias é indispensável, dado que o cenário atual é de um mundo conectado. Além de proporcionar um ar de entretenimento à trilha de aprendizagem, fugindo do padrão convencional de educação corporativa, recursos tecnológicos como os de uma plataforma de treinamento para hospedagem de cursos corporativos on-line, permitem que empresas acompanhem e gerenciem resultados em tempo real.

É possível, por exemplo, saber quais setores estão mais ou menos engajados, quais alcançaram os melhores desempenhos, tarefas que foram concluídas ou abandonadas.

A verificação constante de dados permite a tomada de ações, como melhorar o material de uma parte da trilha de aprendizagem que esteja gerando dúvidas ou apresenta um nível de dificuldade maior para o entendimento dos colaboradores.

Veja também: Gestão de pessoas: o passo a passo para um plano de carreira 

Tipos de trilhas de aprendizagem

Basicamente dois tipos de trilhas de aprendizagem podem ser aplicados para a gestão do conhecimento nas organizações:

Trilha de Aprendizagem Linear: O conteúdo é apresentado para os colaboradores em uma sequência. Daí o nome linear.

Para ter acesso às tarefas seguintes, os colaboradores precisam cumprir as anteriores. Assim, se a trilha de aprendizagem inicia com duas videoaulas, a leitura de um artigo e avaliação sobre estes conteúdos, por exemplo, será necessário concluir todas as atividades para conseguir liberação para um próximo nível. A conclusão da trilha ocorrerá quando concluir todas as tarefas.

Trilha de Aprendizagem Agrupada: Neste modelo, um grupo de atividades com diversas tarefas é disponibilizado para os colaboradores. Eles poderão escolher quais atividades desejam realizar. A conclusão será determinada pela execução de um número mínimo de tarefas.

Por exemplo, assistir “x” videoaulas, ouvir e comentar sobre “x” podcasts, e assim por diante.

Confira oito benefícios das trilhas de aprendizagem:

  1. -Aumento da produtividade (tarefas executadas mais rápido e com mais qualidade)
  2. -Engajamento;
  3. -Aprendizagem contínua;
  4. -Autonomia;
  5. -Autodesenvolvimento;
  6. -Geração de múltiplas competências;
  7. -Maior assimilação e melhor aprendizado;
  8. -Nivelamento de conhecimentos.

Como planejar uma trilha de aprendizagem de sucesso?

Alguns fatores devem ser considerados ainda no planejamento de uma trilha de aprendizagem:

Compartilhe poder de decisão com os colaboradores:

É importante que a educação corporativa considere algumas preferências dos colaboradores.

Isso pode ser feito tornando determinados conteúdos ou atividades de aprendizagem obrigatórias, e deixando outras para serem escolhidas por eles.

A flexibilidade dá ao colaborador a sensação de que está no controle da sua educação corporativa, aumenta a autoconfiança e o engajamento.

Experiência de aprendizagem:

O planejamento da trilha de aprendizagem deve englobar quais experiências serão oferecidas aos colaboradores para que absorvam e incorporem, de verdade, o que aprenderam.

É preciso levar em conta as experiências que serão proporcionadas desde antes do início da trilha até após a conclusão dela.

Sempre avalie os resultados obtidos com trilhas de aprendizagem mirando melhorias para treinamentos futuros.

Diversifique os recursos de aprendizagem:

Como já citado neste artigo, é essencial dispor de diferentes recursos para aplicação de educação corporativa.

A trilha de aprendizagem pode conter recursos tecnológicos, como webinars e games, combinados com cursos presenciais, mentorias, fóruns, participação em projetos, e tudo mais que a criatividade da gestão do conhecimento traçar como meta para a aquisição e desenvolvimento de competências.

A importância de promover um mix de recursos tem embasamento, pois os percentuais de assimilação de conhecimentos variam de uma ferramenta para outra.

Como as pessoas absorvem conhecimento:

95% ensinando;

80% executando atividades práticas;

70% por meio de debates;

50% videoaulas e palestras;

20% ouvindo áudios.

Conheça seu público: 

Antes de criar uma trilha de aprendizagem faça um estudo sobre seu público.

Lembre-se:

As competências desejadas pela empresa precisam estar alinhadas aos objetivos dos colaboradores.

Crie uma sequência contínua com diferentes níveis de dificuldade:

Elabore trilhas de aprendizagem com diferentes níveis de importância e dificuldade.

Observe habilidades cognitivas:

Ao misturar teoria e prática considere capacidades cognitivas e habilidades no desempenho do planejamento e execução de tarefas, como:

  • Resolução de problemas;
  • Tomada de decisões;
  • Atenção (foco);
  • Raciocínio;
  • Lógica;
  • Memória e linguagem.

 

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